Glossário do Seguro
O que é Seguro?

O seguro é uma forma de se prevenir e remediar eventos futuros.

O segurador assume a responsabilidade por determinado risco, enquanto o segurado tem o direito a indenização que e estabelecida no ato do contrato.

A importância segurada deve corresponder ao valor do bem sujeito a um evento imprevisível, e nunca e menor que a indenização.

Vigência do seguro
Prêmio
Proposta
É o período de validade da cobertura da apólice.
É o preço do seguro, o pagamento do prêmio é imprescindível para validar o seguro.
É o documento através do qual o segurado torna oficial a sua vontade de contratar um seguro.
Importância Segurada
Bônus
Aceitação
É o valor que o veículo está segurado. Valor este indicativo máximo de indenização, limitado ao mercado.
É o desconto obtido pelo segurado na renovação do seguro, devido a não ocorrência de sinistros durante a vigência da apólice.
Aprovação da proposta apresentada pelo segurado que se concretiza com a emissão da respectiva apólice pela seguradora.
Franquia
Apólice
Sinistro
É o valor determinado no contrato representando o limite de participação obrigatório do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro.
É o documento que expressa a aceitação do seguro por parte da Seguradora. Consiste no contrato de seguro, que regula as convenções ajustadas entre o Segurado e a Seguradora.
É a ocorrência de um dos eventos cobertos por sua apólice e que causa prejuízos ao segurado.
Cobertura/Garantia
Beneficiários
Dolo
Designação genérica dos riscos assumidos pelo Segurador. São os eventos nos quais a Seguradora é responsável, de acordo com o valor contratado para cada uma delas e detalhados nas condições de garantia.
São as pessoas a quem deve ser paga a indenização na ocorrência de sinistro. Para a garantia Vida, em caso de falecimento do Segurado, paga-se ao beneficiário da apólice, ou ao próprio Segurado em caso de Invalidez Parmanente por Acidente ou Doença.
Espécie de artifício, engano ou fraude empregado pelo Segurado para criar uma obrigação que a Seguradora não assumiu. É o risco excluído de qualquer contrato de seguro. Se provado, cancela automaticamente o seguro, sem direito à restituição de prêmio, impedindo qualquer direito à indenização.
Prescrição
Endosso
A.P.P.
É a perda do direito de propor uma ação depois de ultrapassado o prazo que a lei determina para reclamar-se um interesse. No caso especifico deste seguro, a lei estipula que tal prazo é de um ano, contado a data em que o segurado tornou conhecimento do fato.
É o documento expedido pelo segurador, durante a vigência do contrato, pelo qual este e o segurado acordam quanto a alteração de dados, modificam condições ou objetos da apólice ou a transferem a outrem.
É o seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros. Esse seguro pode ser contratado com até três coberturas: morte, invalidez e despesas médicas hospitalares; cobre danos causados às pessoas que se encontram no interior do veículo na ocasião de um sinistro. 
 
 
 
 
 
 


 
Santa Paz Corretora de Seguros (49) 3442-1972

E-mail: seguros@santapaz.com.br
Facebook: facebook.com/SantaPazSeguros